Associação

Itaipava caracteriza-se como um dos pólos mais dinâmicos do município de Petrópolis. A riqueza, o padrão e a eficiência de seu turismo ecológico, de sua gastronomia, de seu artesanato, de sua rede de pousadas e hotéis, de seu comércio diferenciado tornam o distrito o destino preferido de muitos visitantes do Estado e do país.

Paralelamente, observa-se um movimento crescente de empreendimentos, principalmente imobiliários, que sinalizam um aumento da população fixa e flutuante, aumentando o giro do comércio e serviços e, consequentemente, dos impostos arrecadados pelo município de Petrópolis, facilitando novas ações e projetos públicos e investimentos.

Assim, concluímos que já era o momento de criarmos uma instituição com o foco na cooperação e colaboração da iniciativa privada, unindo mais os empresários da região e promovendo mais rica e intensa parceria com o poder público para tornar o município e Itaipava referências importantes no turismo sustentável nacional: a Associação Comercial de Itaipava (ACDI ) Entendemos que essa cooperação resultará em mudanças, que implicarão no fim da falta de planejamento, de projetos, do comodismo e, o que é mais importante, o início de respostas coletivas para antigos problemas que nos impedem hoje de viver melhor, com mais qualidade de vida e sustentabilidade.

Metas

O primeiro passo é a conscientização de que podemos ser e trabalhar melhor, cooperando na realização de nossos objetivos, seja entre os associados, seja em parceria com os órgãos públicos e privados.

A nossa meta principal é criar, participar e desenvolver empreendimentos e ações coletivas, gerando trabalho, receita e desenvolvimento sustentável para a região. Só assim, alcançaremos novos avanços sociais e econômico, com preservação ambiental e projetos sociais e econômicos sustentáveis. Ou seja, melhor qualidade de vida para todos.

Histórico

A associação foi fundada dia 26 de outubro de 2013 e tem o objetivo de buscar a promoção econômica, cultural, turística, representação política e a defesa de interesses estratégicos da nossa região dentro do conceito de sustentabilidade, além da implementação de projetos de curto, médio e longo prazo.

Queremos transformar Itaipava em um referencial de planejamento turístico e comercial, um “produto comprável”, aumentando o resultado financeiro de todo o trade turístico. Isso se dará através de projetos desenvolvidos pela diretoria da entidade, que serão implantados e mudarão a forma de funcionamento da economia de Itaipava.

O Sebrae apoia a iniciativa e está contribuindo com o projeto. A Prefeitura, junto com a Fundação de Cultura e Turismo, também nos apoia e irá receber e analisar nossos projetos, além de debater soluções. Esse caminho, democrático e de boa relação institucional, estabelece a governança necessária, fazendo com que o empresariado de Itaipava tenha confiança e passe a investir mais na região.